5 Melhores séries de faroeste que todo fã precisa assistir
5 Séries de faroeste que são obrigatórias.
Um gênero que tem dominado as TVs dos brasileiros atualmente é o faroeste, e ainda traz um charme para os streamings. Isso ocorre principalmente em produções que levam o estilo para os tempos atuais. Os temas clássicos destes gêneros como justiça, liberdade e individualidade, são muito relevantes, e foram adaptados para histórias atuais.
Dessas tramas que tem o mesmo estilo clássico, às que reinventam o faroeste para os dias de hoje, existem diversas produções influenciadas pelo cinema western que certamente você não tenha percebido. Algumas dessas séries da atualidade, como Yellowstone, trazem esse estilo bangue-bangue moderno. Já outras, como Westworld, misturam o gênero com a ficção científica, trazendo questões sobre tecnologia e o impacto do progresso.
5 Séries de faroeste que você não pode deixar de assistir
Confira quais são as cinco séries que sofreram transformação, mas o público continua fascinado por elas e mantêm viva a essência do gênero.
Filhos da Anarquia (2008 – 2014) – Disponível na Disney+
Vamos iniciar nossa lista com a série Filhos da Anarquia. A trama traz temas como fidelidade, irmandade, vingança e justiça, a série é praticamente um bangue-bangue moderno. Os cavalos deram lugar aos motociclistas, porém, os personagens ainda levam o espírito dos clássicos, atravessando estradas solitárias e vivendo à margem da lei.
Jax Teller e os membros do Sons of Anarchy Motorcycle Club encaram gangues rivais, políticos e autoridades, numa trama que sugere os melhores filmes de faroeste, onde bandidos viviam sob suas próprias regras.
A série foi criada por Kurt Sutter, que reforça essa estética ocidental na nova produção The Abandons, da Netflix, que traz personagens chamados Teller, indicando uma possível conexão com Sons of Anarchy.
Essa relação destaca como a incerteza moral e a violência de Sons of Anarchy o tornam um verdadeiro Neo-Western. Afinal, as gangues de motoqueiros aqui são os cowboys e fora-da-lei da atualidade.
Breaking Bad (2008 – 2013) – Disponível na Netflix
Outra trama que não poderia faltar na nossa lista é Breaking Bad. Mesmo que não pareça à primeira vista, a trama tem a s características de um bom faroeste. Logo no início dos episódios, a transformação de Walter White, de um simples professor de química, em um poderoso Heisenberg, não tinha tanta semelhança com o gênero.
Contudo, nas demais temporadas, a série traz uma saga cheia de vilões perigosos, muitos confrontos e tiroteios alucinantes, tudo ambientado no deserto do Novo México, com um visual que te faz lembrar o estilo western. A convencional batalha da lei e do caos, que Breaking Bad concentra e ainda faz dela um perfeito exemplo de bangue-bangue.
Uma das partes que mais trazem essas semelhanças é o episódio da quinta temporada, “Dead Freight”, onde Walt, Jesse, Mike e Todd planejam fazer um roubo de metilamina em um trem. Essa cena tem muitas semelhanças com os assaltos a trens, muito vista em filmes de faroeste, como The Great Train Robbery de 1903, um dos primeiros filmes do gênero.
No decorrer da série, Breaking Bad traz outras referências ao universo western, e essa sequência é um dos melhores exemplos.
Wynonna Earp (2016 – 2021) – Disponível na Globo Play
Mais uma série imperdível com estilo bangue-bangue é Wynonna Earp, a trama mistura terror e bangue-bangue que reinventa a lenda de Wyatt Earp, trazendo sua história para a atualidade. A protagonista, Wynonna Earp, é a tataraneta do famoso homem da lei, e, na série, ela se encontra com Doc Holliday, parceiro de Earp, amaldiçoado com a vida eterna por uma bruxa.
Juntando fatos históricos com ficção, a série traz o legado do faroeste criando uma nova e única versão do gênero. A trama acompanha Wynonna que enfrenta “revenants”, reencarnações dos bandidos que seu antepassado derrotou, e manda de volta para o Inferno, afim de acabar com a maldição que assombra sua família.
Com a cidade fictícia de Purgatory como cenário, a série cria uma atmosfera que lembra o bangue-bangue clássico, porém, com um toque sobrenatural. Os fãs consideram, Wynonna Earp uma combinação cativante de gêneros, e a expectativa é que o especial Wynonna Earp: Vengeance continue com esse legado.
Longmire (2012 – 2017)
Já a série Longmire, que foi inspirada nos livros Walt Longmire Mysteries de Craig Johnson, Longmire foi uma série de faroeste moderno que estreou na A&E e depois foi adquirida pela Netflix. A trama gira em torno de Walt Longmire, o xerife do condado fictício de Absaroka, em Wyoming, que tem uma grande dedicação à justiça e uma personalidade pensativa que convoca os heróis dos clássicos bangue-bangue.
Ainda se recuperando da morte de sua esposa, Longmire traz questões atuais com uma sensibilidade única. A trama junta política policial, elementos do misticismo indígena e conflitos cotidianos, trazendo temas universais e dos dias atuais.
Com uma estética atual e um charme cativante, Longmire é um drama policial bem estruturado e envolvente. Apesar de algumas variações na qualidade da produção, a série se mantém encantadora do início ao fim, destacando o xerife Longmire e um elenco de apoio muito carismático. Se você gosta de faroeste moderno, Longmire é uma excelente pedida.
Yellowstone (2018 – Presente) – Disponível na Netflix
Para encerrar essa incrível lista com bangue-bangue moderno temos a famosa e atual série Yellowstone, uma das tramas de bangue-bangue moderno mais populares da atualidade, a trama traz os conflitos e disputas pela vasta propriedade da família Dutton em Yellowstone.
Com Kevin Costner no papel de John Dutton III, a série explora temas clássicos do faroeste, como terra, política e conflito entre modernidade e tradição, desmanchando o modelo tradicional do cowboy. Mesmo que a presença icônica de Costner atraia o público, o enredo traz o drama político e deixa o espectador atento a cada episódio.
Depois de tanto sucesso, Yellowstone ganhou um spin-offs que trazem as épocas passadas, ampliando ainda mais o universo da série. A popularidade de Yellowstone mudou esse bangue-bangue moderno em uma franquia em expansão que continua crescendo.
Aproveite para ler:
> 5 filmes subestimados de Nicole Kidman que vale a pena conferir
Acesse diariamente nossas dicas de séries e se inscreva em nosso Google News para não perder nenhuma novidade.