5 melhores filmes que copiaram Rambo
5 Filmes parecidos com Rambo que você precisa assistir.
Os filmes de ação estouraram nos anos 80, e o principal personagem dessa época ganhou popularidade depois de travar uma guerra contra qualquer um que entrasse em seu caminho. John Rambo, o veterano atormentado da Guerra do Vietnã que virou uma máquina de matar inimigos, chegou às telas em 1982 com o filme First Blood.
A trama foi dirigida pelo talentoso Ted Kotcheff, e explorou a vingança e redenção, mostrando o personagem em seu extremo depois de ser perseguido por policiais de uma pequena cidade, e sendo forçado a ir contra o sistema que o abandonou.
A história conquistou o público e foi o propulsor de vários filmes de ação com a mesma essência. Depois do sucesso de Rambo, Hollywood ficou mais de uma década produzindo filmes com heróis problemáticos enfrentando corrupção e inimigos por conta própria. Alguns eram cópias idênticas e outras trouxeram um toque original à fórmula. E todos mantiveram o espírito do protagonista implacável e vingativo.
5 Filmes parecidos com Rambo que você vai querer assistir
Confira quais são os cinco filmes parecidos com o maior sucesso dos anos 80 e corra para assistir.
O Atirador (1993)
O primeiro filme da nossa lista de produções parecidas com Rambo é O Atirador, que traz uma aventura cheia de tensão, estrelada por Tom Berenger como o Sargento Mestre de Artilharia Tom Beckett, um experiente atirador da Marinha.
Ele é emparelhado com o novato Richard Miller, interpretado por Billy Zane, em uma missão arriscada na selva panamenha: localizar e eliminar um líder rebelde e um traficante. Em meio ao terreno traiçoeiro, as tensões entre os dois crescem, levando a um verdadeiro duelo de precisão e nervos.
O diretor Luis Llosa cria uma atmosfera de extrema tensão nesse jogo de gato e rato. O Atirador se destaca ao explorar as demandas psicológicas e físicas do trabalho de um atirador de elite. A dinâmica mentor-aluno entre Berenger e Zane dá ao filme uma carga emocional e intensa, com uma sensação constante de desconforto.
Mesmo sem a quantidade de explosões que se esperaria de um filme de ação, o filme foi um sucesso, o que rendeu à franquia um total de nove sequências ao longo dos anos.
Comando Para Matar (1985)
Outro filme imperdível parecido com Rambo é Comando Para Matar. A trama de Arnold Schwarzenegger encarna John Matrix, um coronel das Forças Especiais aposentado que está curtindo a vida tranquilamente, longe do campo de batalha.
Porém, sua paz é destruída quando sua filha, Jenny, é sequestrada por mercenários, que exigem que Matrix cometa um assassinato. Ele, então, parte em uma jornada implacável para resgatar Jenny, eliminando qualquer um que cruze seu caminho.
O filme explora ao máximo as habilidades de combate e a determinação do protagonista, dando a Schwarzenegger a chance de brilhar como o impetuoso, mas carismático, Matrix. Comando Para Matar ainda traz cenas violentas e frases marcantes, além de capturar o estilo dos anos 80 com perfeição ao misturar ação e humor.
Com sequências de luta inventivas e o uso criativo de armas por Matrix, é impossível não lembrar de Rambo. No geral, a trama é um clássico que define o estilo exagerado do cinema de ação da época.
The Stabilizer (1986)
Mais um filme com as mesma característica de Rambo é The Stabilizer, ambientado na Tailândia. A trama traz muita ação e é repleta de perseguições e tiroteios eletrizantes. O enredo gira em torno de Peter Goldson, conhecido como “The Stabilizer”, um agente do FBI em busca de vingança.
Sua missão é acabar com Gred Rainmaker, um infame traficante de drogas que assassinou sua noiva grávida de forma brutal. Para isso, Goldson se une a Christina, filha de um professor, e juntos, eles tentam derrotar Rainmaker de uma vez por todas.
A trama foi dirigida por Arizal, um dos grandes nomes dos filmes B na Indonésia, The Stabilizer combina o melhor dos clichês de ação de Hollywood com lutas no estilo de Jackie Chan. Peter O’Brian interpreta o impetuoso Goldson, cuja sede de vingança o leva a ataques implacáveis, fazendo dele uma versão selvagem do próprio Rambo.
Embora não tenha sido um grande sucesso, The Stabilizer vale a pena pelo seu estilo exagerado e ritmo intenso que mantêm o espectador grudado na tela.
Atirador (2007)
Já o filme Atirador traz a essência do herói solitário com um toque moderno. Aqui, seguimos Bob Lee Swagger, um atirador da Marinha aposentado que, relutante, aceita proteger o presidente dos EUA de um atentado. No entanto, ele é traído e acusado injustamente de assassinato, o que o força a fugir enquanto tenta desvendar uma rede de corrupção e limpar seu nome.
Essa trama é mais eletrizante que muitos filmes de ação por aí, Atirador é um jogo de gato e rato repleto de perseguições intensas e reviravoltas surpreendentes. Mark Wahlberg entrega uma performance intensa como Swagger, e o diretor Antoine Fuqua não decepciona ao construir cenas de ação espetaculares como Rambo e uma trama recheada de conspirações que mantém o filme esperto e envolvente do começo ao fim.
Rebel Ridge (2024)
Para encerrar nossa lista temos o filme Rebel Ridge, e gira em torno de Terry Richmond, um ex-fuzileiro, que chega à cidade corrupta de Shelby Springs para pagar a fiança de seu primo, porém acaba tendo o dinheiro confiscado pela polícia. Em busca de justiça, ele se envolve em uma trama de corrupção que afeta a vida de muitos moradores.
Com a ajuda de Summer, uma assistente de tribunal, Terry expõe uma rede de enganos, trazendo à tona a verdade. O mais recente thriller de Jeremy Saulnier na Netflix faz uma releitura contemporânea do estilo “cerco em cidade pequena” que popularizou Rambo, abordando de forma impactante a corrupção policial e opressão.
Aaron Pierre brilha como Richmond, com uma atuação intensa e marcante. Críticos elogiaram o ritmo tenso e a abordagem social do filme, enquanto o público destacou o humor sombrio e a direção cativante de Saulnier, que fizeram de Rebel Ridge uma obra instigante e atual no gênero.
Aproveite para ler:
> 5 Séries da Max que realmente valem a pena assistir
Acesse diariamente nossas dicas de filmes e se inscreva em nosso Google News para não perder nenhuma novidade.